visitantes

domingo, 12 de junho de 2011

Velas

  Bom como hoje é dia dos namorados resolvi falar sobre as velas, afinal nada mais romântico que um jantar a luz de velas elas mudam o clima do ambiente e fica perfeito para namorar
  Elas são utilizadas para diversos fins, entre eles o artesanato, as velas decorativas já existem a muito tempo e estão cada vez mais sofisticadas.
  Não é difícil trabalhar com velas, existem vários tipos para começar. Podemos faze-las em gel ou em barra mas as opções de formas cores e jeito de fazer são muitas.
  Pra começar a trabalhar com velas é necessário a utilização de parafina comprada em lojas especializadas e o pavio e muita mais muita criatividade.
  Hoje em dia elas são muito utilizadas como presente para o mais variado tipo de público e se bem feita e diferente consegue-se ganhar bastante dinheiro com elas.
  Estou aprendendo a talhar velas de uma maneira surpreendentemente bonita e se tudo der certo postarei as fotos do meu trabalho aqui., enquanto isso vou postar umas fotos que vi na net e que me estimularam a tentar fazer.




  Essa última é verdadeiramente uma obra de arte quando vi nem imaginava que era feito de parafina, mas é totalmente a única diferença são as camadas com cores diferentes e o jeito que talha a vela, mas primeiro vamos aprender como fazer as mais simples para depois quem sabe chegarmos a essas.

  Essa matéria de como fazer a vela é o primeiro passo para quem nunca mexeu com velas e está querendo aprender e foi copiada do site http://www.paraffine.com.br


 Aprenda passo-a-passo como fazer 

   
                 Material necessário:
300g de parafina
30g (10 % da parafina) estearina
15 a 30 g (5 a 10 % da parafina) de cera micro
5 ml de essência de canela
Anilina a óleo Terracota
Pavio médio parafinado
Fôrma
Haste de cobre
Panela pequena
Vaselina líquida (desmoldante)
Pincel
Tesoura
Termômetro
1. Unte a forma com vaselina, distribuindo-a bem com o auxílio do pincel;
2.  Dê um nó em uma das pontas do pavio;
3.  Passe o pavio pelo orifício do fundo da forma até encostar o nó;
4.  Vire a forma para baixo e sele o orifício com massa de calafetar;
5.  Sobre a massa coloque fita adesiva para assegurar que a parafina não vaze;
6Desvire a forma, coloque-a sobre um suporte qualquer e prenda o pavio, em cima, com o hashi;  
7.  Em uma panela, derreta a parafina com a estearina (10% da parafina) e a cera micro (5 a 10% da parafina);Não deixe a temperatura ultrapassar 120 C. 
Nunca deixe a panela no fogo sem estar sendo observada.
8.  Retire a panela do fogo, espere alguns minutos e coloque o termômetro. Quando a temperatura estiver entre 75 a 85 graus, coloque o corante e a essência, de acordo com a vela que será feita com esse piloto;
9.  Coloque a parafina, já coloria e com a essência, na forma, não encha a forma até a borda, o piloto deve ser uns dois centímetros mais baixo que a vela pronta.  Deixe esfriar;
10Solte o pavio com cuidado;
11.  Retire a fita e a massa de calafetar;
12.  Desfaça o nó;
13.  Retire o piloto da forma;
14.  A vela piloto está pronta




   Espero que tenham gostado mais tarde postarei outros passo a passo para decorar as velas.

Um comentário:

  1. olá boa tarde gostaria muito de saber como posso adquirir essa forma que mostra a vela pois alguns anos atras comprei o kit mais devido as mudanças perdi a forma como faço para obterdesde já fico no aguardo .

    ResponderExcluir